FALANDO EM DISCIPULADO
Cleiton Magno Silva Juventino
Pr. Auxiliar na 1ª IEQ em Varginha/MG
Bacharelando em Comunicação Social - Jornalismo
O problema do discipulado, em uma visão analítica e particular está relacionado aos dois fatores que desenvolveremos abaixo: REJEIÇÃO e NOS VERMOS NAS ATITUDES DO OUTRO, e isto por falar de um problema relacionado ao discípulando e outro relacionado ao discipulador.
É um temor do ser humano e problema para um discípulo,
está ligado ao fato de criarmos mecanismos de proteção a fim de a evitarmos e/ou não sofre-la, fato pelo qual passamos a apresentar resistência à novas informações a novas idéias e semelhante a um programa de computador passamos resistir às novas programações - Este é o problema da rejeição, pois o mentoreando encontra dificuldade em assimilar uma vida partilhada com seu mentor, pelo temor de deixar o que é próprio de sua excência para assumir nova postura.
Por outro lado é apavorante o pensar que outros estarão reproduzindo o que somos, nos tornando modelos e referências para suas vidas em momentos agradáveis e desagradáveis,
possibilitando-nos enxergar a nós mesmos nas atitudes alheias, tanto em seus acertos como em seus equívocos e falhas. Desta feita, nos vermos nas atitudes do outro passa a ser uma questão que o discipulador terá de encarar de frente, estando disponíveis a corrigir suas próprias fraquezas enquanto caminha lado a lado com seu pupilo.
A tarefa de fato é um desafio, por esta razão o apóstolo Paulo diz: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo" (1 Coríntios
11:1), nos permitindo compreender que o discipulado deverá ser uma constância resultante de uma vida particular e a sós com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é semelhante a uma pérolo de mui grande valor para mim, por esta razão aguardo-a!