O CONHECIMENTO
TEXTO: Oséias 4:6 e João 8:32
INTRODUÇÃO
Entre todas as coisas que destroem o homem, e que também destroem o povo de Deus está a falta de conhecimento. O primeiro profeta, na ordem dos profetas menores, Oséias, que anunciou sua mensagem por volta de 721 a.C., revela-nos o motivo que faz perecer o homem, a família e a igreja, enquanto cerca de 830 (97 a 107 d.C.) anos depois o Apóstolo e evangelista João, apresenta-nos um remédio capaz de nos libertar deste perecer.
QUAL É A ARMA CAPAZ DE DESTRUIR O HOMEM A FAMÍLIA E A IGREJA?
Antes de ousar responder esta questão, permita-me falar acerca de um segredo, o segredo para se consertar o mundo, que é o mesmo de se transformar o HOMEM.
Se quiseres, pois empreender na tarefa de consertar o mundo, se lance no objetivo de transformar o homem, pois transformando o homem, se salva o mundo, já que o ato de salvar o mundo é o ato de salvar primeiro o homem.
A afirmativa acima me alarma, o contrário também se aplica, destruindo o homem, se destrói a família. Família destruída é caminho para anarquia social e com a falência da sociedade, consecutivamente a morte da igreja.
Entendido isto, não podemos ficar a mercê da sorte, ou delegar a outrem a responsabilidade de mudanças, o caminho agora é descobrir um modo de neutralizar a arma que tem sido usado para destruição da humanidade.
FALTA DE CONHECIMENTO
Por esta razão diz o sábio:
1. Mais do que feliz quem adquire o conhecimento (Provérbios 3:13)
2. Conhecimento deve ser um investimento que adquirimos com tudo o que temos (Provérbios 4:7)
3. Riquezas são boas, mas é prudente adquirir conhecimento antes das riquezas (Provérbios 8:10)
MAS O QUE É CONHECIMENTO E COMO SE DEFINE?
Para sermos mais diretos é informação sistemática e formalmente adquirida quando nos pomos a investigar as obras e os atributos de Deus, e/ou quando o Espírito de Deus com o conhecimento que nos leva a aperfeiçoar o conhecimento adquirido.
“A boa educação é moeda de ouro em toda a parte tem valor”.
Em resumo, conhecimento é a união da informação com a prática gerando em nós o aperfeiçoamento.
“O maior erro é a pressa ante o tempo e a lentidão ante a oportunidade”.
Infelizmente, o que nos destrói é exatamente o que chamamos de “ignorância” e não as guerras, as fomes, a miséria, a ganância humana, a falta de oportunidade ou de recursos, mas sim, a falta de CONHECIMENTO.
Isto reforça a reflexão de que Jesus é O CAMINHO, A VERDADE e A VIDA.
A Palavra de Deus também é A VERDADE que muitos lêem, tem-na em suas casas, já a viram no cabeçalho de seus quartos em um hotel, porém, João no Evangelho que leva seu nome me faz refletir no fato de que ter uma bíblia (a verdade) não nos basta para salvar nossa geração da destruição. Lê-la tão simplesmente sem o objetivo de a entender e dela adquirirmos conhecimento e sabedoria, também não satisfaz esta carência.
Precisamos de observar o sábio conselho e agir sob esta orientação comprando o conhecimento (fazendo dele um investimento em nossa vida), preferindo-o antes mesmo das riquezas (visto que nos prepara para o infortúnio) e então receber a liberdade e libertação.
A Palavra de Deus no Evangelho de João nos diz: “Conhecereis a verdade (informação + prática da Palavra de Deus) e a verdade vos libertará” (João 8:32).
“O futuro de um homem está escrito em seu passado”!
Saber ler os ensinamentos que nos foram deixados e os que deixamos ao longo do caminho pode servir de bússola orientadora ou mesmo de salva-vidas para nossa caminhada em Cristo.
“Maravilhas nunca faltam ao mundo, o que falta é a capacidade de senti-las”.
“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Oséias 6:3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é semelhante a uma pérolo de mui grande valor para mim, por esta razão aguardo-a!