“E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo”. (João 1:32-33)
INTRODUÇLÃO
Nesta semana eu estava observando os movimentos de alguns pombos na residência de um amigo, e foi um momento muito oportuno em que o Espírito Santo esteve ministrando em minha vida. Foi uma experiência gratificante e que gerou a mensagem a seguir.
1. O ESPÍRITO SANTO VEM SOBRE AQUELE QUE TEM ALGO A OFERECER PARA ELE
Se você tiver oportunidade para observar os pombos em algum lugar, você verá que eles não se aproximam do ser humano em vão. O motivo deles se aproximarem é exatamente o que você oferece a eles. Relacionando isto com a presença de Deus por meio do Espírito Santo em nós é inevitável que se questione o que temos oferecido a Ele para que venha sobre nós com revestimento de poder e autoridade. Deus espera que nós ofereçamos a Ele nossas vidas, com nossos talentos e habilidades para que o Reino seja estabelecido, e para que o Reino se estabeleça Ele nos oferece como um favor Seu o precioso Espírito Santo, afim de que possamos desenvolver o seu projeto.
2. NOSSOS PASSOS E MOVIMENTOS PODEM FAZER COM QUE ELE SE APROXIME OU SE AFASTE DE NÓS
Dependendo do que fizermos os pombos se afastam ou se aproximam de nós, o mesmo ocorre com o Espírito Santo. Ele espera encontrar em nós passos de santidade, um proceder santo, íntegro, e estas são atitudes que faz com que o Espírito Santo se aproxime de nós, caso nossas ações sejam contrárias a isto, podemos ter dons e habilidades, todavia a presença de Deus (o seu Santo Espírito) não será conosco. Produziremos sinais mais não teremos intimidade com Ele, correremos o risco de ouvir naquele grande e terrível dia: “E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; [apartai]-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”. (Mateus 7:23)
3. QUANDO O ESPÍRITO SANTO VEM SOBRE NÓS 02 (DUAS) COISAS SÃO NOTÓRIAS:
a) O BARULHO: Observe o barulho produzido pelo bater das asas de uma pomba e você certamente entenderá o que passo a lhe mostrar. Se você simplesmente está de costas e a pomba vem sobrevoando, logo você perceberá o barulho de suas asas. O som do Espírito Santo é um “barulho” conhecido por Deus e testificado pelos Santos. É diferente do barulho ouvido por Deus quando Moisés desfrutava da intimidade do Senhor e dele recebia leis. Houve um barulho diferente que produziu um incomodo ao Senhor.
b) O VENTO: Outra coisa que se torna notável é o vento produzido pelo bater das asas de uma pomba. O Espírito de Deus também produz um vento específico na vida do cristão que vai desde uma brisa suave até um vento impetuoso.
“E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. (Atos 2:1-4)
4. NÃO CONFUNDA A MANSIDÃO DA POMBA COM INGENUIDADE E IMPRUDÊNCIA.
“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sedes prudentes como as serpentes e mansos como as pombas” (Mateus 10:16).
O que significa esta mansidão da pomba? Significa que ela não oferece risco, que ela é inofensiva, mas não que ela seja ingênua, tola e/ou imprudente.
“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos”. (II Timóteo 2:24-26)
Mansidão é um fruto do espírito que devemos produzir, todavia, devemos nos manter prudentemente em vigilância, afim de alcançarmos a vitória em Cristo nosso Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é semelhante a uma pérolo de mui grande valor para mim, por esta razão aguardo-a!